Aberto Seg- Sexta 10:00-18:00
Email [email protected] Ligue já! 913 020 052

6 passos para uma estratégia de marketing de conteúdos perfeita

Ter conteúdo relevante e de qualidade é uma das melhores formas de criar e melhorar a sua presença online

Neste artigo, vamos explicar como pode desenvolver e implementar uma estratégia perfeita de marketing de conteúdos em 6 passos, desde criar objetivos a medir o sucesso através de marketing de conteúdo.

Porque é o marketing de conteúdo tão importante?

Uma estratégia de marketing de conteúdo é apenas um elemento do seu plano de marketing.

Bem como a estratégia de conteúdo, um plano de marketing também se deve debruçar sobre o tipo de conteúdo que deve ser fornecido, a que público alvo e através de que canais. O conteúdo é a mensagem, e os canais como SEO, SEA ou redes sociais, são os meios de transmissão..

Muitas empresas, concentram-se apenas nos canais e o conteúdo é negligenciado. Assim parece ser o normal no Marketing de conteúdos – Mas essa não é uma boa abordagem para otimização de motores de pesquisa

Uma estratégia eficiente de Marketing de conteúdos torna-se mais importante.

Combina objetivos de longo termo do Marketing online com a criação e desenvolvimento de conteúdo digital. Em geral, Marketing de conteúdo é mais eficaz se for relevante para o público-alvo e percebido pela audiência como conteúdo de alta qualidade. O conteúdo tem de ser distribuído de forma eficiente para os visitantes, e tem de ter o efeito desejado sobre eles.

A estratégia de Marketing de conteúdos envolve um planeamento de conteúdo, planear grupos-alvo, estabelecer problemas do público-alvo, e outros pontos que serão discutidos neste guia.

Estratégia de Marketing de Conteúdos

Intenção do utilizador – O Alfa e o Ómega do Marketing de conteúdos

O maior desafio do Marketing de conteúdos, é capturar a perspetiva dos utilizadores e potenciais clientes. O conteúdo é muitas vezes criado do ponto de vista da empresa. Os produtos são conhecidos, então, os textos são criados em massa, rotineiramente ou até de forma preguiçosa. Contudo, com estes textos “Standard”, as companhias perdem a oportunidade de mostrar o produto em relação às necessidade dos clientes e como o seu produto pode resolver os seus problemas.

O conteúdo necessita de ser planeado e bem estruturado, precisa de ser adaptado às necessidades atuais do seu público-alvo ( Intenção do utilizador). Ao seguir estas guias, vai criar conteúdo relevante que levará a um sucesso no Marketing online. O tráfego no seu website vai aumentar. Mas, não só o seu website terá mais visitantes, como também, será mais provável que os seus visitantes comecem a ser clientes habituais. Conteúdo de alta qualidade e relevância leva a mais tráfego. E mais clientes significa uma estratégia de marketing de conteúdos eficiente.

Estrategias de marketing de conteúdo CodeSPider

6 passos para uma estratégia de Marketing de conteúdos eficiente

A sua estratégia de Marketing de conteúdos deve descrever objetivos, planos e atividades de uma forma que qualquer pessoa envolvida ou interessada em Marketing de conteúdos tenha um “roteiro” preciso de como o conteúdo deve ser desenvolvido.

Neste guia vai encontrar 6 passos que pode usar para estabelecer uma estratégia de Marketing de conteúdos.

1. Objetivo:

Quando começa o planeamento deve definir um objetivo para o qual a estratégia e atividades a longo termo se devem inclinar. Ter objetivos claros ajudam-no a focar-se. Definir um objetivo torna mais fácil medir o sucesso do seu plano de Marketing. Se não estabeleceu nenhum objetivo, como vai saber se a implementação das suas medidas é eficiente?

Objetivos de uma estratégia de Marketing de conteúdos podem ser relacionados com negócios. Por exemplo, aumentar lucros. Objetivos direcionados para e-commerce podem passar pelo incremento da taxa de conversão, ou aumentar o tempo gasto das pessoas a navegar em determinada página. Objetivos do Marketing geral e online, como dar a conhecer a marca ou ter mais visibilidade online, podem ser também constituir a sua base.

Um objetivo importante é desenvolver pontos de venda únicos através do conteúdo.

O conteúdo deve mostrar que aquilo que a sua empresa, marca, equipa ou produtos oferecem são únicos e têm vantagens sobre as ofertas da sua concorrência.

O seu objetivo deve ser:

1- Específico

2- Mensurável

3- Orientado à ação

4- Realista

5- Sensível ao tempo

2. Público-alvo

A internet é uma rede de comunicação global com um alcance de vários milhões de pessoas. Claro que não faz sentido apelar a todos os utilizadores. Você pode apenas criar conteúdo eficiente se souber a quem se destina. É de uma importância fulcral definir o seu público-alvo. Esta é a única forma de conseguir criar conteúdo relevante, que vai fazer o seu site aparecer mais alto nos ranking e fazer com que a sua marca seja visível nos motores de pesquisa.

Quanto mais minuciosamente escrutinar e segmentar o seu público-alvo, usar as suas necessidades e problemas como base para o seu Marketing de conteúdos, mais eficaz será. Por exemplo, sabe qual a percentagem dos seus visitantes que usam dispositivos móveis ou desktops? Já olhou para os termos de pesquisa ou tópicos particularmente populares nas redes sociais? Este e outros aspetos do público-alvo são uma boa base para criar conteúdo de valor.

Não tem de se restringir a apenas um público-alvo. Dependendo do seu objetivo, os públicos-alvo podem-se completar um ao outro. Pode existir um público-alvo principal e vários subgrupos aos quais pode apelar com novo conteúdo. Para conseguir ajustar o conteúdo, deve refletir qual o perfil do seu público-alvo. É mais fácil escrever para uma pessoa específica do que para grandes grupos.

Para conhecer e definir o público-alvo, deverá usar ferramentas como o Google Analytics, ou Facebook Insights. Com um pouco mais de esforço, mas maior precisão, questionários aos clientes também dão informação útil.

3. Comparação com a concorrência:

Depois de definir o público-alvo, deve sempre ver quais são os pontos fortes da sua concorrência e se estes vão ao encontro aos seus objetivos e público-alvo.

Primeiro deve escolher pelo menos 3 concorrentes. Se não está certo de quem são os seus concorrentes mais fortes, pode identificá-los através de uma pesquisa no Google. Para isso, use palavras-chave que a sua audiência possa usar. É importante que a concorrência cubra tópicos similares. Depois de selecionar os seus concorrentes, olhe para o conteúdo publicado e preste atenção aos seguintes fatores:

  • Frequência de publicações
  • Estilo de escrita
  • Canais selecionados
  • Tópicos a que dão mais cobertura

Depois disso, escolha onde e como se pode diferenciar, e como pode oferecer conteúdo.

4. Sistemas de gestão de conteúdos:

Sistemas de gestão de conteúdos em Inglês Content Management Systems (CMS) podem ajudá-lo a gerir o seu conteúdo de forma eficaz. Isto inclui planeamento, criação e análise de conteúdo.

Deve utilizar o seu CMS como um sistema de edição e agendamento para que possa facilmente estruturar quando o seu conteúdo é publicado. Usar um CMS ajuda-o a medir o sucesso de novas publicações, e melhorar o conteúdo constantemente. Pode combinar as redes sociais com o seu CMS para publicitar o conteúdo.

Usar ferramentas, como Google Adwords Keyword Planner, pode determinar a melhor hora e dia para publicar conteúdos sazonais. Desta forma pode saber o tráfego que geram certas palavras chave.

5. Planear para tópicos:

Bom conteúdo envolve trabalho árduo, e produzi-lo pode ser dispendioso. Mas, uma criação e publicação de conteúdo a longo termo é muito importante. A sua estratégia de Marketing de conteúdos vai ajudá-lo.

Tópicos sazonais podem ser planeados num calendário de conteúdos, bem como o momento certo para os publicar. A produção de conteúdo a longo prazo deve ser gerida através do planeamento de tópicos. Se os tópicos forem acerca de eventos, o conteúdo que os acompanha deve ser planeado e produzido muito antes.

6. Medir o sucesso:

O último passo é medir os resultados que obteve com o seu conteúdo. Os seus visitantes estão aumentar organicamente através do Google? O número de subscritores no Youtube aumentou? Estão os seus visitantes a passar mais tempo no seu website? Estes e outros objetivos devem ser medidos regularmente.

Medir o sucesso pode ser feito em canais para os quais providenciou conteúdo. Goggle Analytics por exemplo, dá-nos uma vista geral, mas as redes sociais também têm as suas próprias ferramentas de análise. Seja sempre crítico e questione até os bons resultados, porque spam e outras coisas similares podem fazer com que sejam mostrados resultados positivos.

Conclusão

Mesmo que pareça demasiado trabalho desenvolver e manter uma estratégia de Marketing de conteúdos eficiente, sabemos também que vale a pena. Vai acabar com conteúdo relevante que o vai fazer ficar bem posicionado nos motores de pesquisa.

Leave a Reply

Já deu like na página da CodeSPider?

6-passos-para-uma-estratgia-de-marketing-de-contedos-codespider